Commodore 64: Um ícone do passado

Para quem não conhece, o Commodore 64, chamado de C64, foi o computador doméstico mais vendido do mundo. A Commodore, empresa fabricante do C64, vendeu entre 10 e 17 milhões de unidades em 1994.

Gostaria de saber um pouco mais sobre esse ícone do mundo dos computadores?

  • Um pouco de história

A Commodore começou fabricando máquinas de escrever e calculadoras comuns, depois passou para calculadoras eletrônicas e, por fim, computadores. Em 1976, eles compraram a MOS Technology, a empresa que construiu o processador 6502, usado no Atari 2600, NES, Apple II e muitos outros. 

Parte do sucesso da Commodore se deve ao fato de que eles podiam fabricar seus próprios chips internamente na MOS.

O Commodore 64 foi lançado em 1982. Com a vantagem de fabricarem seus próprios chips, a Commodore conseguiu vender o C64 por muito menos do que outros sistemas, e o vendeu em lojas regulares, em vez de apenas em lojas de computadores ou de eletrônicos.

  • Games

Devido à popularidade do Commodore 64, os desenvolvedores de games os direcionavam para o C64 e fizeram dezenas de milhares de títulos para esse sistema. Os jogos tornavam-se rapidamente populares.

Sua placa de vídeo e seu som eram melhores que os da maioria dos outros computadores, algo que o fez se tornar um dos preferidos dos gamers. No auge de sua popularidade, as fábricas estavam construindo 400.000 unidades por mês para atender à demanda.

  • Queda

No início da década de 1990, os PCs tornaram-se mais acessíveis e poderosos, e o mercado para sistemas como o C64 começou a morrer. 

A Commodore, na tentativa de sobreviver nesse mercado, lançou então o Amiga, mas não foi o suficiente para salvá-la e, então, declarou falência em 1994.

  • Fãs fiéis até hoje

O Commodore 64 ainda possui um grande número de seguidores entusiastas. As pessoas ainda desenvolvem novos softwares para ele, constroem novos complementos e até versões modernas do 64 com HDMI e Ethernet.

Além disso, atualmente, ele é compatível com diversos emuladores em muitos sistemas operacionais, como Windows, Mac e Linux. Além do sistema Android e outros mais.

  • Remasterizado

O Commodore 64 mini voltou, inflado a um fac-símile em tamanho real do C64 e rebatizado com o mesmo nome. Desta vez, ele possui um teclado funcional e um stick atualizado.

Como uma réplica, é preciso. Colocado ao lado de uma unidade original, apenas o logotipo e as portas USB informam que este não é um modelo dos anos 80 cuidadosamente preservado. O novo teclado mecânico é um pouco mais macio de usar do que o original, mas é uma reprodução impressionante. 

Mesmo antes de ser ligado, o C64 é capaz de entregar um poderoso golpe de nostalgia. 

Mais uma vez, generosos 64 jogos estão incluídos, embora a lista de títulos tenha sido revisada desde o Mini. 

Você não encontrará uma biblioteca de clássicos consecutivos, mas a propagação faz um excelente trabalho ao capturar a ampla variedade de jogos que tornaram o Commodore 64 tão popular.

Por fim, o Commodore 64 é uma bela reprodução rica em funções, bem feita e fácil de usar. Inclui uma variedade de jogos diversificados e atualizáveis. Da paleta de cores ao áudio, tudo está pronto para levá-lo de volta à era de ouro da computação doméstica.

E então, ficou com saudades?