Ansiedade, de onde ela surge e como se livrar dela

Quem às vezes não se pega preocupando-se com a vida, problemas financeiros ou problemas de relacionamento? A ansiedade é uma reação natural aos altos, baixos e reviravoltas da vida. Mas você sabe o que é ansiedade, de onde surge e como se livrar dela?

  • O normal

Uma certa quantidade de ansiedade e outras preocupações pode ser considerada normal e saudável às circunstâncias da vida ou ameaças imediatas. A ansiedade pode ajudar a motivar você a trabalhar em tarefas importantes.

Mas a ansiedade pode rapidamente mudar de motivador para debilitante quando traz sintomas físicos. 

  • O patológico 

A ansiedade se torna problemática, quando afeta o funcionamento de alguém. Quando não é transitória ou fugaz, mas sim estática. Nesse ponto, a patologia passa a ser considerada um transtorno de ansiedade.

Nesse ponto, nos perguntamos sobre a ansiedade, de onde ela surge e como se livrar dela. Pois, ela passa a afetar nossas vidas como um cupim afeta os móveis de uma casa e precisamos de um acompanhamento profissional especializado.

  • O que é transtorno de ansiedade?

Transtorno de ansiedade é um termo que se refere a uma categoria de condições psiquiátricas caracterizadas por medo ou preocupação extrema. 

Sabe-se que atualmente os transtornos de ansiedade são a doença mental mais comum em países da América, incluindo os Estados Unidos, onde afeta 40 milhões de adultos com 18 anos ou mais.

No mundo, 1 em cada 13 pessoas sofre de ansiedade. Os transtornos de ansiedade são os transtornos mentais mais comuns em todo o mundo. Especialistas de todo o mundo se perguntam sobre a ansiedade, de onde ela surge e como se livrar dela.

Crianças e adolescentes com transtornos de ansiedade não tratados correm maior risco de mau desempenho na escola, evitação social e uso de substâncias.

  • De onde ela surge

A ansiedade, quando patológica, não pode ser atribuída aos efeitos fisiológicos de uma substância (por exemplo, abuso de drogas ou medicamento).

Os transtornos de ansiedade debilitantes são frequentemente vistos em pessoas que têm transtornos depressivos, transtornos de ansiedade ou outros transtornos de humor em sua história genética. 

Além disso, as pessoas com depressão costumam ter ansiedade, então muitas vezes existem em conjunto. 

Também, aqueles que são perfeccionistas muitas vezes experimentam ansiedade, um problema subjacente de ansiedade é o medo de ficar fora de controle, então qualquer pessoa que tenha um forte desejo de estar no controle pode ser vulnerável à ansiedade.

  • Como se livrar dela

Atualmente, os transtornos de ansiedade são altamente tratáveis. Medicamentos e terapia são as opções de tratamento mais comuns.

A ansiedade pode ser tratada com muitos tipos diferentes de técnicas terapêuticas, bem como medicamentos psicotrópicos e tratamentos alternativos. Geralmente, os profissionais da área recomendam o uso de terapia cognitivo-comportamental, práticas de atenção plena (mindfulness).

A terapia cognitivo-comportamental é um método que tem mostrado ótimos resultados para pessoas com ansiedade. Essa forma de terapia visa ajudá-lo a reconhecer e compreender seus pensamentos e o padrão de quaisquer pensamentos negativos que possa experimentar. 

O método concentra-se em ensinar habilidades e mecanismos de enfrentamento para ajudar a pessoa a retornar ao funcionamento normal e aliviar seus sentimentos de ansiedade.

Agora você sabe bem mais sobre ansiedade, de onde ela surge e como se livrar dela. Assim, esperamos tê-lo ajudado a reconhecer seus sintomas e a procurar um tratamento, caso necessite dele.