Como proteger seus olhos do longo tempo gasto nas telas

Você sabia que, em média, um profissional de escritório passa 1700 horas por ano com os olhos nas telas? Sem contar o tempo gasto em frente a elas quando não estão trabalhando. Por isso, a seguir, algumas dicas sobre como proteger seus olhos do longo tempo gasto nas telas.

  • Mantenha uma distância segura

Os olhos realmente demandam mais esforço para enxergar de perto, muito mais do que de longe. 

Assim, para proteger seus olhos do longo tempo gasto nas telas, tente manter o monitor a um braço estendido de distância entre você e ele. Posicione a tela de forma que o olhar fique ligeiramente voltado para baixo.

  • Reduza o brilho do monitor

Telas de vidro podem produzir brilho, o que pode exigir algum esforço dos olhos. Tente usar um filtro de tela fosco.

  • Ajuste a iluminação do ambiente

Se uma tela for muito mais brilhante do que a luz ao redor dela, seus olhos terão que trabalhar mais para enxergar. Ajuste a iluminação do local onde estiver e tente aumentar o contraste na tela, para reduzir assim o cansaço visual.

  • Dê um tempo de repouso para os seus olhos

Você sabia que olhar para longe permite que seus olhos relaxem?

Por isso, lembre-se de piscar e seguir a regra 20-20-20. Faça uma pausa a cada 20 minutos, olhando para um objeto a mais ou menos 20 pés de distância por 20 segundos. 

Essa é uma ótima dica para proteger seus olhos do longo tempo gasto nas telas!

  • Mantenha os olhos úmidos 

Mantenha um colírio ou soro fisiológico sempre à mão para ajudar a lubrificar seus os olhos quando eles estiverem secos. 

Considere o uso de um umidificador de mesa. Prédios de escritórios têm ambientes com umidade controlada que sugam a umidade do ar. No inverno, os aquecedores no máximo podem secar ainda mais os olhos.

  • Deixe de usar dispositivos eletrônicos antes de dormir 

Há evidências de que a luz azul pode afetar o ritmo circadiano do corpo, nossa vigília natural e ciclo de sono. 

Durante o dia, a luz azul nos desperta e nos estimula. Portanto, a exposição excessiva à luz azul de seu telefone ou de outros dispositivos tarde da noite poderá dificultar seu sono. 

Limite o tempo de uso de telas para uma a duas horas antes de dormir. Em seus dispositivos e computadores utilize as configurações noturnas que minimizam a exposição à luz azul.

  • Use telas de alta resolução

Atualmente, as telas oferecem taxas de atualização de 75 Hz ou mais. Quanto mais alta, melhor. 

Além disso, as telas com resoluções mais altas parecem mais realistas. Quando você não consegue ver os pixels, seus olhos não trabalham tanto para dar sentido às imagens à sua frente.

  • Recomendações finais

Lembrando que se você fica constantemente com os olhos vermelhos, secos ou sente dor nos mesmos, deve visitar um oftalmologista. 

Enfrentar o problema de forma eficaz é mais uma questão de prevenção, para proteger seus olhos do longo tempo gasto nas telas, do que de tratamento.