3 dietas sem o efeito ioiô

Todo mundo que já fez dieta alguma vez na vida conhece o chamado efeito ioiô. Trata-se o padrão de perder e recuperar peso repetidamente, fazendo com que seu peso flutue constantemente. Mas você sabia que há dietas sem o efeito ioiô?

  • Dieta mediterrânea

Muito conhecida em todo o mundo, a dieta mediterrânea pode ser considerada uma das melhores dietas sem o efeito ioiô. É pobre em carne vermelha, açúcar e gordura saturada e rica em produtos hortícolas, frutos secos e outros alimentos saudáveis. 

A Dieta Mediterrânea fornece uma série de benefícios à saúde, incluindo perda de peso, saúde cardiovascular e do cerebral, prevenção do câncer e prevenção e controle do diabetes. 

Seguindo a dieta mediterrânea, é possível manter o peso e evitar doenças crônicas. Baseie suas refeições em alimentos ricos em amido, como batatas, pão, arroz e massas – escolha versões integrais sempre que possível.

  • Dieta DASH

DASH (do inglês dietary approaches to stop hypertension) significa abordagem dietéticas para parar a hipertensão. Porém, além de reduzir a pressão arterial, reduz também o risco de hipertensão e doença cardíaca.

 Especialistas da área afirmam que a dieta DASH é uma das maneiras mais saudáveis de comer e também pode ajudar você a perder peso sem o desagradável efeito ioiô.

A dieta DASH é construída em torno de alimentos ricos em nutrientes com baixo teor de sódio, como frutas, vegetais e grãos inteiros.

Alguns exemplos de alimentos aprovados pelo DASH são aveia, folhas verdes, batatas, maçãs, bananas, laranjas, peixes e nozes mistas.

  • Dietas vegetarianas

Há muitos tipos de dietas vegetarianas: lacto-vegetariana, fruto-vegetariana, lacto-ovo-vegetariana, ovo-vegetariana e flexitariana. A grande maioria dos vegetarianos são lacto-ovo-vegetarianos, ou seja, não consomem alimentos de origem animal, exceto ovos, laticínios e mel.

Vários estudos realizados nos últimos anos mostram que os vegetarianos têm peso corporal mais baixo, sofrem menos de doenças e geralmente têm uma expectativa de vida maior do que as pessoas que comem carne.

É uma das dietas sem o efeito ioiô mais fáceis de serem seguidas. Esse tipo de dieta, sempre que feita cuidadosamente, incluindo as dietas veganas e as 100% vegetarianas, são saudáveis.

Além disso, são adequadas do ponto de vista nutricional e chanceladas por especialistas da área.

  • Recomendações para dietas sem o efeito ioiô

De acordo com alguns estudos, a chave para uma mudança de peso duradoura é abordar a dieta como um processo gradual. Assim, metas de perda de peso e dietas sem o efeito ioiô devem ser de longo prazo, para mais de 3 meses.

Comece a cozinhar sua própria comida em vez de comprar comida para viagem e fast food. As pessoas que fazem isso demonstraram uma tendência natural a manutenção do peso.

Se você está preso no efeito ioiô, algo não está certo e é hora de encontrar uma maneira saudável de perder peso sem frustração.

Em vez de contar cada caloria, pense em como a alimentação saudável e os exercícios físicos afetam positivamente a saúde. Assim, você terá mais energia e motivação, além de notar também pequenos efeitos positivos do seu novo estilo de vida.