No verão passado, efectuei vàrias etapas em Espanha e entrei em Portugal por Elvas. Ia assim conhecer essa parte do Alentejo onde se travaram tantas batalhas entre Portugal e Espanha.
Desde Elvas, onde estava hospedado, fui nomeadamente visitar a cidade de Olivença, que fora portuguesa de 1297 até 1801, anexada desde essa data pela Espanha. Essa anexação foi o resultado da vitoria espanhola durante a Guerra das Laranjas e do Tratado de Badajoz que concluiu essa breve guerra, e que estipulava que Olivença era cedida por Portugal à Espanha. Os acontecimentos politicos e militares posteriores que abalaram a Peninsula e a Europa (as guerras napoleonicas) puseram em suspenso a questão de Olivença. O Tratado de Viena, que encerrava os trabalhos dos representantes dos monarcas europeus, reorganizando a Europa, durante o Congresso de Viena, obrigava a Espanha a restituir Olivença a Portugal. Mas essa decisão do Congresso nunca foi respeitada, para mais que o principe-regente D. João estava longe da Europa, vivendo no Brasil desde 1808, e que Portugal estava sob o governo do general inglês Beresford, nomeado regente de Portugal pelo proprio principe-regente ... De maneira que Portugal não teve a capacidade, nem a oportunidade de reintegrar Olivença no territorio nacional, travado também pelo governo inglês.
Portugal nunca reconheceu a perda de Olivença, e, oficialmente, essa posição continua a ser a mesma até hoje em dia ...
Mas jà se passaram mais de dois séculos e a questão de Olivença parece agora ultrapassada para não dizer esquecida em Portugal.
Visitei uma cidade agora totalmente espanhola, com ares jà andaluzes, apesar de estar situado na Extremadura, e so alguns monumentos ainda lembram a presença portuguesa.
Mando aqui umas fotos tiradas durante a minha visita em Olivença mostrando esses monumentos anteriores a 1801. Olivença é uma cidade muito animada e bastante extensa, e pareceu-me até maior que Elvas.
Indico aqui um link (em francês) sobre Olivença :
http://www.geocities.com/CapitolHill/2382/brevhisf.htm