Accueil des forums Inscription au Forum franco-lusophone Transférez-nous vos images nous les hébergeons ! Transférez-nous vos fichiers sons, vidéos, docs divers... nous les hébergeons ! Accès direct au tableau de bord/ Connexion

Précédent   Forum - Portugal-Tchat.com > Forums proposés par les visiteurs/ Propostos pelos visitantes > Histoire du Portugal
Histoire du Portugal História de Portugal

Réponse

Outils de la discussion Modes d'affichage
Santo Antônio,
Vieux
  (#1 (permalink))
Dragon
igol is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut Santo Antônio, - 12/06/2007, 13h24

Pois é um bom Santo...casamenteiro ainda por cima..eis a descriçao do bom Santinho.....

13 de junho: Santo Antônio(1195-1231). Antes era chamado Fernando de Bulhões e Taveira. Nasceu em Lisboa. Dos seus 36 anos de vida viveu 25 em Portugal e 11 na Itália e na França. Morreu aos trinta e seis anos no Convento de Arcela perto de Pádua no dia treze de junho de 1231. No dia do seu enterro, uma terça-feira, 17 de junho, aconteceram muitos milagres. Onze meses depois de sua morte já foi declarado santo e seu culto é um dos mais populares da história. Os portugueses o chamam de Sto.Antônio de Lisboa(onde nasceu). Os italianos preferem chamá-lo de Sto.Antônio de Pádua(onde morreu). # Tornou-se um santo muito popular: Santo Antônio é grande santo/ é de todos o primeiro/ foi nascido português/ hoje em dia é brasileiro.// Brasileiro ele é deveras. Virou santo caboclo da roça, da fogueira, da batata assada. Na sua vida de teólogo e pregador aparentemente não há motivo que explique sua popularidade como santo casamenteiro. Esta devoção existe sobretudo no ambiente urbano(no interior, São Gonçalo e São João são os casamenteiros principais). Há versos: Santo Antônio de Lisboa/ casamenteiro das moças/ que casadas deixas muitas/ e solteiras deixas poucas.// - Confessei-me a Santo Antônio/ confessei que estava amando./ Ele deu por penitência/ que fosse continuando.// A história do santo casamenteiro é mostrada no filme "A Marvada Carne" de André Klodzel(1985), com Fernanda Montenegro. # Há costumes exóticos: Pó da imagem de S.Antônio no chá oferecido ao namorado desejado. Castigos aplicados ao Santo quando demora a atender aos pedidos: colocá-lo de cabeça para baixo; cozinhá-lo junto com o feijão; Colocá-lo num coador de café; Amarrá-lo nos pés da cama; Colocá-lo de baixo de um pilão virado. Amarrá-lo pelo pescoço e afogá-lo num poço ou cisterna do quintal; Roubar-lhe o Menino Jesus dos braços. Quando não querem que chova, põe a imagem do santo fora da casa. Bobo é quem acredita que todo o povo faz isso. Agora, roubar o menino do braço de Sto.Antônio acontece também em Portugal, como mostra o verso: "Tem cuidado Santo Antônio/ Tem cautela, toma tino/ Se te pões a olhar as moças/ podem roubar-te o menino"(da poetiza Beatriz Arnut). Quanto ao molhar do santo: já em 1514 as "Ordenações Manuelinas" condenaram o uso de imergir a imagem do santo na água, para pedir chuva nas grandes secas. # É protetor dos vaqueiros e do gado. Isto ele pode ter herdado de Santo Antão(Antônio, o grande) ou de Santo Antônio de Catigeró. Sua presença junto aos amansadores de burro se deve ao milagre em que um burro faminto, desprezando o feno, ajoelhou-se diante do Santíssimo Sacramento, provando a Bonovilo, chefe dos cátaros em Rimini(Itália) , a presença divina na hóstia consagrada. Na hora do perigo os amansadores rezam: Santo Antônio Pequenino, 'mansador' de burro bravo, amansa este burro que está levado do diabo. # Outro milagre conhecido(desde 1385) de Santo Antônio foi tirar o pai da forca. O caso é contado em várias histórias e benditos. Por causa desta causo, a criança que nasce enlaçada no cordão umbilical há de ser chamada Antônio. # Os devotos fazem trezenas porque ele morreu num dia treze. # Desde 1617 existe sua devoção nas terças-feiras. # O milagroso Santo Antônio pertence aos santos guerreiros. Foi Santo Antônio Militar em Portugal, na Angola, em Moçambique e no Brasil. # Santo Antônio é invocado para encontrar objetos perdidos. Disso fala o famoso Responso de Santo Antônio. No "Liber Miraculorum"(1367-1397), consta que o santo perdeu o saltério com anotações para suas aulas de teologia. Ele rezou para reaver o livro e o ex-noviço que havia roubado o saltério, devolveu a obra. # Na cidade de Igaraçu(PE), Santo Antônio é vereador desde 23.11.1754*, com a autorização do rei D.José I. Nas sessões das terças e quintas feiras, um funcionário acende uma vela junto à imagem do Santo. Recebeu o título de verador perpétuo e ganhava 27 mil reis. Até hoje o salário é entregue ao Convento de Santo, que mantém uma creche e para distribuir pães entre os pobres. # Desde 1890* existe o pão de Santo Antônio. # Até hoje é invocado para levar cartas ao bom destino. Escreve-se no envelope, a um canto S.A.T.G(Santo Antônio te guie). # Sermão do Padre Antônio Vieira no Maranhão, em 1656, já considerava Santo Antônio "o primeiro valido de Deus", descrevendo-o com as mãos cheias de "memórias", pedidos que eram logo atendidos: "Se vos adoece o filho, Santo Antônio; se vos foge o escravo, Santo Antônio; se requereis o despacho, Santo Antônio; se perdeis a menos miudeza da vossa casa, Santo Antônio." # Invocado contra lombrigas, num folheto impresso em latim, com a aprovação do bispo de Mariana(MG), em 1897. # Encontramos relíquias de Santo Antônio, em forma de medalha. # Santo Antônio é considerado um santo fino: Em Minas, contam o caso de uma família que fez promessa de fazer 7 anos a fogueira de Santo Antônio. Quando num ano não fizeram, um dos filhos quebrou o braço. Mais que depressa retomaram a promessa. # No Brasil, ele é padroeiro de 478 paróquias e 40 cidades tem seu nome. É padroeiro da cidade do Recife, que faz uma imensa procissão em sua homenagem. Também em Goiana(PE), com ricas manifestações populares. # Há um santuário de Santo Antônio em Borba(AM). Há romaria em Serra das Araras(MG). No Paraná, há Santo Antônio da Platina. Santo Antônio de Roça Grande, distrito de Sabará(MG). A freguesia de Roça Grande foi instituída em 1707. A popular festa se realiza com trezena, alvorada, missa, procissão, fogos e muitas promessas. Há romarias.

"como se faz que nunca conheceremos as mulheres?
..portanto saimos de dentro delas...e entramos dentro delas" (igol)

Dernière modification par igol ; 12/06/2007 à 13h26

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!Spurl this Post!Reddit! Wong this Post!
Réponse avec citation
Publicité
Re : Santo Antônio,
Vieux
  (#2 (permalink))
Membre acharné
marujo is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut Re : Santo Antônio, - 17/06/2007, 19h57

ola boa tarde a todus e quero dar os parabéns au Egol pela descripeção que ele da du S. Antonio pois aprendi umas coizas continue a nus dar informações dessa que ção muito instrutivas agora outra coiza Igol acabo de chegar de Portugal e a qual tive a possibilidade de visitar a sua região que eu penso deve ser Mirandela que linda cidade pois eu não conhecia mas posso lhes diser que gostei imensso não so Mirandela como Murça que tamben é uma linda vila mas con respeito a Mirandela o que gostei muito foi aquelas pontes no meio da cidade cheias de flores ficai encantado pur hoje nada mais uma boa semana de trabalho para todus e a continuação de un bon fin de semana

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!Spurl this Post!Reddit! Wong this Post!
Réponse avec citation
Vieux
  (#3 (permalink))
Dragon
igol is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut Re : Santo Antônio, - 18/06/2007, 19h41

Citation:
Envoyé par marujo Voir le message
ola boa tarde a todus e quero dar os parabéns au Egol pela descripeção que ele da du S. Antonio pois aprendi umas coizas continue a nus dar informações dessa que ção muito instrutivas agora outra coiza Igol acabo de chegar de Portugal e a qual tive a possibilidade de visitar a sua região que eu penso deve ser Mirandela que linda cidade pois eu não conhecia mas posso lhes diser que gostei imensso não so Mirandela como Murça que tamben é uma linda vila mas con respeito a Mirandela o que gostei muito foi aquelas pontes no meio da cidade cheias de flores ficai encantado pur hoje nada mais uma boa semana de trabalho para todus e a continuação de un bon fin de semana
olà amigo marujo,
entao foi de ferias até ao nosso Portugal, bravo sim senhor..e depois uns pa sseios por aqui ,por ali...isso é que foi umas ferias bem gozadas.. claro!!
Entao esteve a visitar a minha terra,(a mais bonita de Portugal)
eu dentro de um mês e meio tambem là estou....
Diga-me cà....e as alheiras??provou as alheiras??ali é a terra das alheiras..das verdadeiras.Agora jà se encontram em todo lado
bon e sem mais
até a proxima
igol

"como se faz que nunca conheceremos as mulheres?
..portanto saimos de dentro delas...e entramos dentro delas" (igol)

Réponse avec citation
Vieux
  (#4 (permalink))
Membre acharné
marujo is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut Re : Santo Antônio, - 18/06/2007, 20h52

olà amigo Igol boa tardepois posso-lhes dizer que não comi as faamozos alheiras de Mirandela mas para a proxima vez que eu passe para la tenho que provar não calhou purque estava convidado para almuçar en Murça fui vizitar un amigo mas não tive sorte con o tempo esteve sempre a chover mas ção sempre umas férias pur hoje nada mais un abraço e até a proxima

Réponse avec citation
Réponse

Liens sociaux

Outils de la discussion
Modes d'affichage

Règles de messages