Accueil des forums Inscription au Forum franco-lusophone Transférez-nous vos images nous les hébergeons ! Transférez-nous vos fichiers sons, vidéos, docs divers... nous les hébergeons ! Accès direct au tableau de bord/ Connexion

Précédent   Forum - Portugal-Tchat.com > Forums proposés par les visiteurs/ Propostos pelos visitantes > Histoire du Portugal
Histoire du Portugal História de Portugal

Réponse

Outils de la discussion Modes d'affichage
As origens do hino nacional português
Vieux
  (#1 (permalink))
Membre suprême
aipu is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut As origens do hino nacional português - 04/12/2006, 00h50

Jà ouviram claro o hino português, pelo menos quando do ultimo campeonato mundial de futebol, "Herois do mar, nobre povo ...etc"
Mas sabem qual é a sua origem? "A Portuguesa", pois é o titulo do hino, nem sempre foi o hino português. Antes de 1910, data da fundação da Republica, era o "Hino da Carta" o hino oficial do reino português. Mas foi precisamente na época da Monarquia, isto é antes de 1910, que o hino actual foi composto e foi a consequência de um acontecimento diplomàtico que abalou fortemente o regime monarquico.
Nos finais do século XIX, as grandes potências europeias partem à conquista de novos territorios para dominar e explorar, as colonias. Esses paises querem se apoderar de territorios ainda fora do seu poderio, nomeadamente na Asia do Sul, na Oceânia e em Africa. A maior parte dessas potências jà possuem territorios nessas regiões do mundo, sobretudo na costa, e é a partir de ai que tencionam penetrar no interior e conquistar novas terras.
Portugal possui colonias costeiras em Angola e Moçambique, vestigios das etapas da rota maritima para a India e do comêrcio de escravos africanos para o Brasil. O governo português tem o projecto de juntar essas duas colonias e de se apoderar de uma imensa colonia que ligaria o Atlântico e o Indico. Para apoiar as suas pretensões coloniais, Portugal refere-se ao Tratado de Berlim de 1885, que estipula que uma potência so pode pretender dominar um territorio se o ocupar efectivamente ( e não por direito historico, como anteriormente Portugal tentava apoiar as suas pretensões). As explorações portuguesas no interior da Africa, sobretudo a de Serpa Pinto, iam nesse sentido.
Mas quando o governo de Serpa Pimentel apresentou em 1890 às Cortes (a Assembleia dos deputados) esse projecto sob a forma de um mapa onde os territorios cobiçados por Portugal eram indicados com cor-de-rosa, a reacção de outra potência colonial foi imediata : o governo britânico de Lord Salisbury exigiu sob a forma de um ultimato que Portugal retirasse imediatamente as suas tropas dos territorios em litigio, pois o projecto português ia contra o projecto britânico de criar um grande império colonial que ia da Cidade do Cabo, na Africa do Sul, até ao Cairo, no Egipto. A ameaça de uma intervenção militar inglesa era real, e a indignação ganhou a população portuguesa. Frente à ameaça inglesa, o governo teve que recuar e ceder. Os republicanos aproveitaram esse incidente diplomàtico entre Portugal e a sua aliada tradicional para denunciar de maneira ainda mais aguda o governo e o regime monarquico. Foi nesse contexto que o compositor Alfredo Keil compûs um novo hino, que se tornou o hino republicano, "A Portuguesa", com letra de Lopes de Mendonça.

Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal
Entre as brumas da memória.
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós
Que hà-de guiar-te à vitória.

Refrain :
Às armas ! Às armas !
Sobre a terra, sobre o mar !
Às armas ! Às armas !
Pela Pátria lutar !
Contra os canhões marchar, marchar !

As alusões à epoca dos Descobrimentos, considerada como o apogeu da historia de Portugal, e a inspiração na "Marseillaise", com a sua letra bélica, aqui dirigida contra a Grã-Bretanha, são obvias. Esse hino tornou-se o hino dos republicanos.
O descontentamento para com o regime monarquico degenerou mesmo em uma insurrecção republicana no Porto em 1891, que fracassou. Mas o reinado de D. Carlos, rei desde 1889, começava sob péssimos auspicios, concluido pelo atentado de fevereiro de 1908 contra o rei e o seu filho mais velho. Dois anos mais tarde, os republicanos conseguem derrubar a monarquia e em 1911, "A Portuguesa" torna-se o hino oficial da jovem republica, até hoje.

Fotos :
1. O Mapa Cor-de-Rosa.
2. O rei Dom Carlos (1889-1908)
3. Alfredo Keil
4. Proclamação da Republica no 5 de Outubro de 1910 (Câmara de Lisboa)
Miniatures attachées
as-origens-do-hino-nacional-portugues-mapa_cor-de-rosa.png   as-origens-do-hino-nacional-portugues-rei-d-carlos.jpg   as-origens-do-hino-nacional-portugues-alfredo-keil.jpg   as-origens-do-hino-nacional-portugues-proclamacao-republica-5-outubro-1910.jpg  

Aipu
A bem da ração

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!Spurl this Post!Reddit! Wong this Post!
Réponse avec citation
Publicité
Re : As origens do hino nacional português
Vieux
  (#2 (permalink))
Coq
goreti is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut Re : As origens do hino nacional português - 04/12/2006, 01h37

uau AIPU melhor nao podias explicar...ai o hino português o mais lindo do MUNDO tenho-o no meu ord e de vez en quando no meio da outra musica là o ouço ...continua com a història de Portugal tens aqui uma aluna exemplar (tinha as melhores notas da classe)nao sei a escala de hoje mas na época era de 1 a 20 e eu era 19,20 que maravilha

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!Spurl this Post!Reddit! Wong this Post!
Réponse avec citation
Vieux
  (#3 (permalink))
Membre suprême

Déconnecté
Par défaut Re : As origens do hino nacional português - 04/12/2006, 10h02

Obrigado goreti!! Então eras uma excelente aluna, mas com certeza um bocadinho marota e insurrecta com os profes, diz là a verdade?? Devias ser do estilo de mandar piadas para a turma e para puxar pelo professor ... Eu, apesar de ser professor agora, também, devo confessar, era às vezes uma peça de gosto ...
Pois bem, então hei-de mandar mais posts historicos para a malta saber mais sobre o passado de Portugal. E tu manda sempre fotos humoristicas : aquelas do "Portugal no seu melhor" são mesmo de rir e às vezes de chorar ...

Chau!!

Aipu
A bem da ração

Réponse avec citation
Vieux
  (#4 (permalink))
Coq
goreti is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut Re : As origens do hino nacional português - 04/12/2006, 10h21

Como advinhas-te que fazia ver de todas as cores aos professores ?
é verdade que nao consegui mudar e continuo a mesma...confesso que com o passar do tempo gostaria de voltar atraz quando punha uns papelinhos nas costas do professor ainda hoje quando vou a Portugal e encontro alguns dos meus professores eles dizem que é dificil de esquecer (un caso como eu) mesmo quando trabalhava aqui na Suiça o meu patrao teve direito aos famosos papelinhos nas costas mas como eu os assinava o maroto fez-me a mesma coisa Ba se continuo a recordar o passado ainda vou ressuscitar D.AFONSO HENRIQUES

Réponse avec citation
Vieux
  (#5 (permalink))
Dragon
igol is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut Re : As origens do hino nacional português - 06/12/2006, 13h10

olà AIPU,
como sempre fizeste-mos uma exposiçao completa sobre o Hino Nacional....excelente
Mas nao devemos esquecer porem,que o povo Português estava,(jà nesse tempo) sobre dominio dictadurial.
O rei tinha nomeado Joao Franco,como primeiro ministro,essa personagem começou por dissolver o parlamento e tomar conta do poder.....e nasceu o FRANQUISMO.
Portanto de mal ,ou de bem,estava a preparar-se a revoluçao para implantar a Republica....com as consequênçias que ja discutimos num outro forum.
sem mais
igol

"como se faz que nunca conheceremos as mulheres?
..portanto saimos de dentro delas...e entramos dentro delas" (igol)

Réponse avec citation
Vieux
  (#6 (permalink))
Membre suprême

Déconnecté
Par défaut Re : As origens do hino nacional português - 06/12/2006, 13h58

Exacto. No entanto, como é dito no link Wikipédia que junto ao meu post, ao principio, o chefe dos regeneradores liberais queria governar "à inglesa", mas frente às crescentes oposições, inclusivamente dos proprios monarquicos progressistas, ele passou a governar "à turca", alusão ao governo Jovem-Turco no Império Otomano da época, caracterizado por uma certa "firmeza" na execução das medidas governementais ... Ele não dissolveu o Parlamento, mas sim tentou excluir pela força os republicanos da vida politica e reprimiu o movimento anarquista... E ao fim e ao cabo, isso deu o regicidio de Fevereiro de 1908.
O franquismo foi o ultimo fôlego de uma monarquia jà esgotada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Franco

Aipu
A bem da ração

Réponse avec citation
Vieux
  (#7 (permalink))
Dragon

Déconnecté
Par défaut Re : As origens do hino nacional português - 06/12/2006, 22h01

[quote=aipu;12509]Exacto. No entanto, como é dito no link Wikipédia que junto ao meu post, ao principio, o chefe dos regeneradores liberais queria governar "à inglesa", mas frente

Meu caro Aipu,
eu so queria ajuntar uma pequena preçisao para aqueles que nos leêm.
o Franquismo que falamos aqui ,nao tem nada a ver com o General Franco,nem com a ditadura espanhola.
o que nos referimos tem a ver com a "ditadura"de Joao Franco esse mesmo primeiro ministro do Rei D.Carlos..espero que todos tenham compreedido..!!
Sem mais

comentàrio pessoal;
serà que em cada Franco hà um ditador??

Réponse avec citation
Vieux
  (#8 (permalink))
Membre suprême

Déconnecté
Par défaut Re : As origens do hino nacional português - 06/12/2006, 23h34

Claro, amigo Igol!
Mas não digas isso dos Francos : é um dos apelidos do lado da minha mãe!!! E somos uma familia de democratas!!

Aipu
A bem da ração

Réponse avec citation
Vieux
  (#9 (permalink))
Dragon

Déconnecté
Par défaut Re : As origens do hino nacional português - 06/12/2006, 23h50

Citation:
Envoyé par aipu Voir le message
Claro, amigo Igol!
Mas não digas isso dos Francos : é um dos apelidos do lado da minha mãe!!! E somos uma familia de democratas!!
olà Aipu,
era apenas uma um comentàrio meu...sem importânçia!!
.tirado de uma coencidência historica..tambem tenho muito respeito pelos democratas
Sabes o que me dizia a minha avo???. (que era uma velhinha com o saber do povo)
-vozes de burro nao chegam ao céu...!!quando eu dizia uma tolice.
Bom,e agora vou dormir...desejo-te uma Boa Noite tambem
até breve

Réponse avec citation