Accueil des forums Inscription au Forum franco-lusophone Transférez-nous vos images nous les hébergeons ! Transférez-nous vos fichiers sons, vidéos, docs divers... nous les hébergeons ! Accès direct au tableau de bord/ Connexion

Précédent   Forum - Portugal-Tchat.com > Catégorie principale > Discussions générales, on parle de tout et de rien ...
Discussions générales, on parle de tout et de rien ... Discussões gerais, fala-se de tudo e de nada...

Réponse

Outils de la discussion Modes d'affichage
O Zé Dias
Vieux
  (#1 (permalink))
Membre novice
kanotta is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut O Zé Dias - 28/07/2008, 10h43

Profundamente preocupado com o problema académico da renovação das tipologias caricaturais da sociedade portuguesa contemporânea - qual Ferreira Leite preocupado com o défice - os antropo-estupidólogos António Marçal e Pedro Gabriel vieram reenquadrar, diriamos, redesenhar, redefinir aquilo a que outrora se designava por «Zé Povinho» (séc.XIX/XX), ou por «Toni» (décadas de 80 e 90). É o emergir de um novo conceito de caricatura social para o séc XXI: o «Zé Dias».

Mas, e perguntam vocês, «o que é um Zé Dias?» Citemos os académicos.

«Zé-Dias - s. m. - Todo o indivíduo rústico português e do sexo masculino. Normalmente usa bigode, diz «hã» como quem escreve uma virgula, é amigo de coçar o escroto em locais públicos e acha que sabe falar estrangeiro. [...]
Luis Filipe Vieira e Zezé Camarinha constituem aproximações conseguidas á abrangência significacional da tipologia em questão. (...)»

in Zé Dias e o Camandro: uma dupla de sucesso, António Marçal e Pedro Gabriel

Mas, e pergunta o caro leitor dotado de pénis: «Serei eu um Zé Dias?», «Poderei eu vir a ser um?», ou, de fundamental pertinência, «E isso é bom ou mau?»

E não é que - co'a breca mas que coincidência feliz - a ciência estupidológica se propõe aqui e agora, ajudá-lo a resolver estes seus preocupantes, profundos, diriamos mesmo, dramáticos problemas existenciais que tanto o assolam?

O Perfil do Zé Dias

1. - O Zé Dias vai às compras
Num sábado agradável, limpo e solarengo, o Zé Dias - esse ser inteligente, quase tanto como uma garrafa de litro e meio de sumo - decide levar a família a um espaço de lazer - o Continente. Por vezes, e num largo rasgo de criatividade, às vezes chegam mesmo a ir ao Jumbo.
Porque o Zé Dias se preocupa muito com a alimentação dos filhos, leva-os sempre ao McDonald's.

«ó Ricardo Emanuel... hã...não tazóvir a tua mãe? ...Hã? Já te disse. ...Hã? Come o Happy Meal todo, ... hã... senão ...hã... não levas a Pocahontas. Hã?»

2. - O Zé dias atende o telemóvel

«Tá lá?... Atão?... Tou no ótócárre.... Hã?... Sim, vou agora p'ra Cacilhas... Não´tó a óvoir nada... Tá lá? ... Hã? ... Sim... Pá, eu não sei. Pergunta lá iss'ao chefe quelé q'sabe. El'é q'tem a mania q'é bom a mania q'é bom, de maneiras que ... Sim... Hã?...Sim... Pois... Sim... Sim... Não... Pois pois pois pois pois... Éxáto, éxáto, éxáto, éxáto, éxáto... Hã...O código do multibanco dele, hã, é o 9636. Repito, hã?,9636. Mãs não digas a ninguém, hã? Sim... e o NIB dele, hã, é 010000222 000012 0001233321 0007 da Caixa Geral de Depósitos da Cova da Piedade, hã?... mas não digas a ninguém, hã?... pois pois pois pois pois... E o nome completo dele, hã?, é Teodoro Duarte de Sousa. Mas não digas a ninguém, hã?; são coisas que as outras pessoas não têm que saber, não têm que saber... Olha, a minha paragem é a seguir, a gente logo fala melhor, hã?... A morada?, Avenida da Liberdade, hã..., 52, 1ºesq, 2800 Almada... Olha, diz l'a ele que me pague o que me deve. Mas isto não é p'randares aí a espalhar, hã?... Sim, tá, xau, tá xau, adeus, 'té logue, 'té logue, xau, tá, sim, tá, tá, xau, xau, xau...

3. - O Zé Dias vê uma mulher

Ó BOUAH! NÃO QUERES PROVAR DO MEU CHÓRISSE, HÃ? ANDA CÁ ANDA Q'EU JÁ T'DIGATI...! TAS TE A RIRES?, HÃ? TAS TE A RIRES? NÃO TE RIRES!

4. - O Zé Dias vê as notícias

Quando o Zé dias vê as notícias e chega a parte da política, costuma comentar "q'ist'é tud'a mesma coisa", "q'eles querem é inganar agente" ou que " semos da Órópa, semos da Órópa, hã, mas os ordenados não são como os q'há lá fora", o que - segundo a douta opinião do Zé Dias - , "'tá mál".
Instalado no seu sofá, desenvolve, com toda uma fundamentação teórico-argumentativa, uma proposta alternativa de desenvolvimento sustentado:
«Pá, devia d'haver mais hospitais, mais escolas, hã, mais impregos, mais estradas, dar mais subsídes ós agricultores, ós pescadores,... e ódepois, hã, deviam de s'abaixáre os impostes».

5. - O Zé Dias vai de férias

O Zé dias vai sempre de férias em Agosto com os sogros, a mulher e os filhos.

Nas praias do Algarve, para além da incontornavel tanga, o Zé Dias leva as cadeirinhas, a geleira de 30 Litros, o chapeu de praia a dizer Café Delta, boné a dizer Talhos 70 e carapaus para assar.

6. - O Zé Dias pede a conta

«Ó chefe...»

7. - O Zé Dias curte dum som

O HOMEM TRABALHA UMA VIDA INTEIRA PARA UM DIA REGRESSAR
E NO ESTRANGEIRO É SEMPRE UM FORASTEIRO COM SAUDADES DO SEU LAR
NO CORAÇÃO TRÁZ A MULHER QUE AMA E QUE SEMPRE AMARÁ
AQUELA CARA BONITA E AQUELE CORPO DIVINOQUE NUNCA ESQUECERÁ

EU SEI EU SEI ÉS A LINDA PORTUGUESA COM QUEM EU QUERO CASÁÁÁR
JÁ CORRI MUNDO E NÃO ENCONTRO OUTRA IGUAL COM QUEM EU QUEIRA FICÁÁÁR
A MAIS FORMOSA MAIS GOSTOSA DAS MULHERES QUE DEUS PÔDE CRIÁÁÁR
AI A SAUDADE E A ESPERANÇA DE UM DIA VOLTAR PARA A ABRAÇÁÁÁR

É NO INVERNO QUE NO MEU PEITOÉ MAIOR A SOLIDÃO
E É CERTAMENTE DE TER QUE ESPERARPOR AGOSTO EM PORTUGAL
NA MINHA ORAÇÃO EU PEÇO AO SENHORO MILAGRE DE VOLTAR
E OLHAR ESSA CARA BONITA E ESSE CORPO DIVINO QUE NUNCA ESQUECEREI

EU SEI EU SEI ÉS A LINDA PORTUGUESA COM QUEM EU QUERO CASÁÁÁR
JÁ CORRI MUNDO E NÃO ENCONTRO OUTRA IGUALCOM QUEM EU QUEIRA FICÁÁÁR
A MAIS FORMOSA MAIS GOSTOSA DAS MULHERES QUE DEUS PÔDE CRIÁÁÁR
AI A SAUDADE E A ESPERANÇA DE UM DIAVOLTAR PARA A ABRAÇÁÁÁR

Signé Kanotta.............A desabafar!!!!!!!!!!!!

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!Spurl this Post!Reddit! Wong this Post!
Réponse avec citation
Publicité
Re : O Zé Dias
Vieux
  (#2 (permalink))
Dragon
igol is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut Re : O Zé Dias - 28/07/2008, 12h46

Excelente.. tens mais??
a+

"como se faz que nunca conheceremos as mulheres?
..portanto saimos de dentro delas...e entramos dentro delas" (igol)

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!Spurl this Post!Reddit! Wong this Post!
Réponse avec citation
Réponse

Liens sociaux

Outils de la discussion
Modes d'affichage

Règles de messages