Hoje domingo,e dia de chuva,achei que tinha tempo para partilhar um pouco com os meus compatriotas,e nao so eles,do que eu sei sobre os C.C.R.....um grupo que animou toda a minha adolescençia,e que mesmo agora ,recordo com soudade.....ao principio,revolucionàrio(nos os velhos tambem tivemos )essa crise.
Mas uma coisa é certa,o meu gosto era bom...porque através dos anos,a musica ouve-se sempre......apesar de ter desaparcido esse grupo, John Fogerty continua a fazer vibrar os palcos.
Tive a sorte de ter assistido ao conçerto que deu em Junho no Palais du Comgres
--------------------------------------------------------------------------------
John Fogerty (Vocal, guitarra solo), Tom Fogerty (Guitarra), Stu Cook (Baixo) e Doug "Cosmo" Clifford (Bateria), formaram a mais emblemática banda de rock dos anos 60 e começo dos 70. O começo da história dos integrantes e das bandas anteriores, que deram origem ao Creedence, não é o mais importante. Atuavam até então como semi-amadores, mas seu talento pedia mais.Em 24 de dezembro de 1967, sob a influência de Saul Zaentez, novo manda-chuva da Fantasy Records, eles decidem iniciar um projeto totalmente novo, tornando-se profissionais. Começando pelo nome que faria história no mundo do rock: um amigo de Tom chamado Creedence Nuball e um comercial de cerveja (clearwater

) serviram de inspiração.A banda vem então com um novo estilo de música, definido por John Fogerty que como cantor e compositor passou a ser o centro da banda.
Em junho de 68, é lançado o primeiro disco, que leva o nome da banda e já dá ao grupo um disco de ouro. Também foram lançados os singles Suzie Q (partes 1 e 2) e I put a Spell On You/Walk On the Water.Lançado o segundo álbum, Bayou Country (1969), disco de platina. Lançados também o single Proud Mary/ Born on the Bayou, que além de ganhar disco de ouro lança o grupo para uma carreira mundial de sucesso.São lançados os single Bad Moon Rising/Lodi e Green River/Commotion (do terceiro álbum) , ambos recebem disco de ouro.O terceiro disco Green River, também recebe disco de platina.O single Down On the orner/Fortunate Son é lançado, quarto disco de ouro... No final do ano é lançado o quarto disco, Willy and The Poorboys, que para variar recebe disco de platina.A banda, logicamente, esteve presente no festival de Woodstock, fazendo grande apresentação.
Em 1970, o single Travellin' Band/ Who'll Stop the Rain dá a banda o quinto disco de ouro. A banda começa sua primeira turnê pela Europa, fazendo também um enorme sucesso neste continente.
O single Up Around the Bend/ Run Tthrough the Jungle também é disco de ouro. É lançado o disco de maior sucesso da banda, Cosmo's Factory, que vende mais de três milhões de cópias, disco de platina portanto. O single Lookin'Out My Back Door/ Long as I Can See the Light é lançado e também é disco de ouro.
Ainda neste ano é lançado o sexto disco Pendulum, que também foi disco de platina, o quinto do grupo. O ambiente no grupo porém já não é dos melhores: dizem que Tom, Doug e Stu não concordam em serem apenas uma banda para John Fogerty.
Em 71, oitavo single disco de ouro: Have You Ever Seen the Rain/Hey Tonight.
Em fevereiro Tom Fogerty abandona o grupo para seguir carreira solo. Os outros decidem continuar como um trio, começando uma grande turnê pelos EUA e logo em seguida uma pela Europa. É lançado o décimo primeiro single, Sweet Hitch-hicker / Door to Door, que ainda atinge o topo das paradas.
Em 72, turnê pela Austrália, Nova Zelândia e Japão. O single Someday Never Comes / Tearin' Up the Country é lançado, mas não faz o mesmo sucesso dos anteriores, sendo o único que não ganhou disco de ouro.
É lançado o último álbum, Mardi Gras, que também ganha disco de ouro. A obra mostra que o grupo está próximo da divisão, com Stu Cook e Doug Clifford compondo algumas das músicas (até então JC Fogerty era quem compunha todas as músicas da banda).
Em 16 de outubro a gravadora Fantasy Records anunciou oficialmente o fim de Creedence Clearwater Revival.
Particularmente, tenho uma admiração profunda pela performance da banda na faixa " It's Just A Thought". É uma demonstração perfeita ...
A+