Accueil des forums Inscription au Forum franco-lusophone Transférez-nous vos images nous les hébergeons ! Transférez-nous vos fichiers sons, vidéos, docs divers... nous les hébergeons ! Accès direct au tableau de bord/ Connexion

Précédent   Forum - Portugal-Tchat.com > Catégorie principale > Discussions générales, on parle de tout et de rien ...
Discussions générales, on parle de tout et de rien ... Discussões gerais, fala-se de tudo e de nada...

Réponse

Outils de la discussion Modes d'affichage
Souvenirs des voyages d'enfance
Vieux
  (#1 (permalink))
Membre suprême
aipu is on a distinguished road

Déconnecté
Red face Souvenirs des voyages d'enfance - 02/10/2006, 17h53

Olà malta!

eu queria aqui propôr um novo tema de conversa nesta rubrica, que seria recordações das viagens a Portugal quando eramos pequenos. Eu por exemplo lembro-me com certa ternura das minhas viagens de regresso a França, quando os meus pais me deixavam na casa dos meus avôs. Ficava eu dois meses e tal em Portugal, e depois a minha avô trazia-me de comboio no "Sud-Express", conexão demorada na Pampilhosa com as carruagens de lisboa, depois devagar até Vilar Formoso na linha da Beira Alta, lindissimas paisagens (eu hei-de voltar a viajar nessa linha so para recordar esse trajecto), chegada à noite à fronteira, preencher papelada para a alfandega, dormidas dificeis no compartimento couchette, acordar jà no pais basco, depois, em Irun, mudar a largura das rodas (na Peninsula, as vias são mais largas do que em França), a linda costa basca, e a seguir estações miticas : Bordeaux St-Jean, Angoulême, Saint-Pierre des Corps, les Aubrais, e por fim, Austerlitz. Eu lembro-me do pessoal que embarcava progressivamente em Mangualde, vila Franca das naves, Guarda, alguns com carradas de coisas, caixotes de vinho do Porto, e com o merendeiro : o tachinho de arroz do forno, rissois, bolinhos de bacalhau, franguinho assado,
etc. Tantas lembranças ...
Chau!! Aipu

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!Spurl this Post!Reddit! Wong this Post!
Réponse avec citation
Publicité
Re : Souvenirs des voyages d'enfance
Vieux
  (#2 (permalink))
Modérateur ancestral...
CHUPETA will become famous soon enough

Connecté
Par défaut Re : Souvenirs des voyages d'enfance - 02/10/2006, 20h09

Citation:
Envoyé par aipu Voir le message
Olà malta!

eu queria aqui propôr um novo tema de conversa nesta rubrica, que seria recordações das viagens a Portugal quando eramos pequenos. Eu por exemplo lembro-me com certa ternura das minhas viagens de regresso a França, quando os meus pais me deixavam na casa dos meus avôs. Ficava eu dois meses e tal em Portugal, e depois a minha avô trazia-me de comboio no "Sud-Express", conexão demorada na Pampilhosa com as carruagens de lisboa, depois devagar até Vilar Formoso na linha da Beira Alta, lindissimas paisagens (eu hei-de voltar a viajar nessa linha so para recordar esse trajecto), chegada à noite à fronteira, preencher papelada para a alfandega, dormidas dificeis no compartimento couchette, acordar jà no pais basco, depois, em Irun, mudar a largura das rodas (na Peninsula, as vias são mais largas do que em França), a linda costa basca, e a seguir estações miticas : Bordeaux St-Jean, Angoulême, Saint-Pierre des Corps, les Aubrais, e por fim, Austerlitz. Eu lembro-me do pessoal que embarcava progressivamente em Mangualde, vila Franca das naves, Guarda, alguns com carradas de coisas, caixotes de vinho do Porto, e com o merendeiro : o tachinho de arroz do forno, rissois, bolinhos de bacalhau, franguinho assado,
etc. Tantas lembranças ...
Chau!! Aipu
moi , mes souvenirs de voyage en voiture vers le portugal lorsque j'étais petite (avec la petite famille)n'étaient pas si attrayant que toi. Etant da beira baixa je me rappelle surtout des virages a droite...virages à gauche et hop! je rendais tout ce que j avais mangé.... o final quando chigava a casa estava toda branca e doenta...un bon début de vacances!!!
Ps:aujourd'hui ça va mieux, maintenant il y a les avions!! et mon mari vient du nord (viana do castelo) alors pas de virages!!!!!!:confused:

beijinhos

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!Spurl this Post!Reddit! Wong this Post!
Réponse avec citation
Vieux
  (#3 (permalink))
Membre complètement intoxiqué
A.R. is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut Re : Souvenirs des voyages d'enfance - 03/10/2006, 14h50

Souvenirs, souvenirs...

Não guardo boas lembranças das viagens. Mas lembro-me que quando era puto, chegando à aldeia da minha mãe (que tem por volta de 30 moradores), as miúdas e miúdos andavam às vezes... nus... Agora com vinte anos e mais, os tempos mudaram...

Até Sempre.

Réponse avec citation
Vieux
  (#4 (permalink))
Membre suprême
aipu is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut Re : Souvenirs des voyages d'enfance - 03/10/2006, 20h42

Caro A. R. ,

tenho que reconhecer que guardo sobretudo boas lembranças "ferroviàrias" das minhas férias quando eu era puto, pois as "rodoviàrias" eram jà mais chatas e cansativas, eu entalado no banco de tràs de um Renault 5 (sim, um Renault 5, podem crer!!!) entre malas e sacos e a Guarda fiscal, chegando à fronteira em Valença, a armar complicações com o pessoal que voltava ao pais para as férias, a revistar tudo e não esqueça de carimbar os passaportes !!! Eu guardei o meu de quando era pequeno, e tenho nele todos os carimbos de entrada e saida da alfandega portuguesa ... Não digo que fosse humilhação, mas era quase como chatear os emigrantes, mostrar uma altivez administrativa do Estado português, e isso foi depois do 25 de Abril...
A. R., de onde que és? De certo jà o disseste aqui no forum, então não me lembro. Mas assim miudos nus a correr na tua aldeia ...

Chau amigo A. R.

Réponse avec citation
Vieux
  (#5 (permalink))
Membre complètement intoxiqué
A.R. is on a distinguished road

Déconnecté
Par défaut Re : Souvenirs des voyages d'enfance - 04/10/2006, 00h30

Citation:
Envoyé par aipu Voir le message
Caro A. R. ,

tenho que reconhecer que guardo sobretudo boas lembranças "ferroviàrias" das minhas férias quando eu era puto, pois as "rodoviàrias" eram jà mais chatas e cansativas, eu entalado no banco de tràs de um Renault 5 (sim, um Renault 5, podem crer!!!) entre malas e sacos e a Guarda fiscal, chegando à fronteira em Valença, a armar complicações com o pessoal que voltava ao pais para as férias, a revistar tudo e não esqueça de carimbar os passaportes !!! Eu guardei o meu de quando era pequeno, e tenho nele todos os carimbos de entrada e saida da alfandega portuguesa ... Não digo que fosse humilhação, mas era quase como chatear os emigrantes, mostrar uma altivez administrativa do Estado português, e isso foi depois do 25 de Abril...
A. R., de onde que és? De certo jà o disseste aqui no forum, então não me lembro. Mas assim miudos nus a correr na tua aldeia ...

Chau amigo A. R.
Amigo Aipu, (é a treceira mensagem consecutivaque te escrevo )

As minhas primeiras viagens "rodoviárias" eram no verão num carro sem ar condicionado...
A aldeia da minha mãe chama-se Alagoa (passou este verão na tv por causa dos fogos...), freguesia de Ribeiradio, conselho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, também tenho as minhas origens no norte. Naqueles tempos antigos, eu andava com os meus primos e é verdade que os mais novos nem sempre andavam muito vestidos; é um lugar muito pequeno, com cerca de 30 moradores e mais da metade família. Hoje, quando penso nessas lembranças, nem parece verdade... O tempo está sempre com tanta pressa, e cada vez mais...

Um Abraço!

Réponse avec citation
Vieux
  (#6 (permalink))
Boeuf
malou is on a distinguished road

Connecté
Par défaut Re : Souvenirs des voyages d'enfance - 19/06/2007, 10h33

Ola!
je viens de tomber sur ce "vieux post" un peu par hasard, et le fait d'évoquer nos voyages au Portugal m a plu!
Pour ma part, je suis pratiquement toujours allée au Portugal en voiture ou alors 2 - 3 fois en car (mais mauvais souvenirs...)
J'ai toujours adoré faire ce voyage depuis que je suis petite (bien que je déteste la partie San Sebastien - Burgos qui me fait peur)
Rouler la nuit et discuter avec mon papa (puisque tous les autres dorment) pour le maintenir éveiller, s'amuser à trouver à quel département appartient cette voiture...etc
Et puis ce que j aime le + c est quand on approche de la frontière, que le nombre de kms pour arriver au Portugal diminue....et une fois arrivée là bas ( bien que les paysages ne soient pas completement différents des 10/15 derniers kilomètres) on se sente tellement bien, tout est différent et on est enfin chez soi !!
Ensuite, l'odorat prend le relais: les bonnes odeurs de churasco au travers des petites villes et le parfum si familier des Eucalyptus !! Voilà, plus que qques kms, et on est enfin arrivé dans notre petit village où l on reconnait tous les visages!!
voilà....ça me donne trop envie d'y être....plus que 46 jours à patienter....

Réponse avec citation
Réponse

Liens sociaux

Outils de la discussion
Modes d'affichage

Règles de messages